pes

Beleza e saúde dos pés

Com a proximidade do verão é comum ver as pessoas usando calçados mais abertos no calcanhar e com maior predisposição para caminhar descalço. Estes fatores são os principais agentes causadores de ressecamento nos pés. Existem também algumas doenças, como as micoses e a disidrose, que causam a descamação dos pés. Para que eles fiquem com uma aparência apresentável é necessário dar uma atenção especial a eles.

Como medida preventiva, o mais indicado é aplicar um creme hidratante próprio para os pés – de preferência à base de ureia ou amêndoas, após o banho ou antes de dormir, além de manter sempre os pés arejados. Se os pés apresentarem asperezas (pele grossa) podem ser esfoliados suavemente, sem exageros, e hidratados.

De acordo com os dermatologistas da SBCD, a esfoliação é muito importante para os pés, pois elimina as células mortas e ajuda na circulação sanguínea. Este procedimento pode ser feito uma vez na semana com aplicação de um creme esfoliante específico. Após a retirada dos resíduos é importante massagear toda a região com um hidratante. A hidratação local deve ser feita diariamente, porque manterá a suavidade e bem-estar da pele da região.

Também não é recomendado cortar as cascas que se formam nos pés ressecados. O ato de lixar com exagero ou cortar as crostas poderá estimular no aparecimento de uma nova pele endurecida, como uma defesa do organismo à agressão recebida, formando um círculo vicioso.

No salão, o principal cuidado é saber se eles esterilizam bem o material de trabalho das pedicures, como alicates, espátulas e outros acessórios, ou se utilizam kits descartáveis.

(fonte site SBCD)