Post_3

A pele masculina

A pele masculina, devido a estímulos hormonais é mais espessa, oleosa e com maior quantidade de pelos em relação à pele feminina. No entanto, assim com a feminina, ela é classificada em normal, oleosa, seca, mista e sensível.

A seguir alguns cuidados diários que contribuem para a saúde da pele masculina.

Limpeza

Para manter a pele com aparência saudável é necessário limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.

Usar apenas água não e o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete especifico para o rosto e para o seu tipo de pele, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele.

A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

Hidratação

Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação. O ideal é o uso diário de hidratante especifico para o seu tipo de pele.

Você sabia que a pele masculina também precisa de filtro solar?

O uso diário do filtro solar em um país tropical é importante para prevenir queimaduras, evitar o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

O filtro deve ser passado nas áreas expostas ao sol, 30 minutos antes da exposição, todos os dias, pela manhã. Depois disso deverá ser passado novamente a cada duas horas ou após contato com a água ou suor excessivo.

O fator de proteção solar deve ser pelo menos 30, mesmo em pessoas morenas. Além disso, deve oferecer proteção contra raios UVA e UVB.

As pessoas que se expõem de forma intensa por praticar esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) e também resistentes à água.

A barba

A barba acumula sujeira durante o dia, por isso é preciso ter cuidado com a sua higiene diária. Quanto maior a barba, mais sujeira é retida, podendo causar ou agravar problemas de pele. Homens com acne e dermatite seborreica podem ter seu quadro agravado pela presença da própria barba e também pelo uso de cosméticos, como condicionadores, que aumentam a oleosidade da pele.

O processo de Barbear

O ato de barbear é um dos mais importantes na rotina do homem contemporâneo. Proporciona uma boa aparência e sensação de bem estar!

Porém, é um processo agressivo para a pele, principalmente se realizado de maneira inadequada ou com produtos de má qualidade.

Algumas dicas para o cuidado da sua barba e para o ato de se barbear:

– Lave a região da barba 2 vezes ao dia, utilizando sabonete adequado para seu tipo de pele. Lave a região também antes de se barbear.

– O melhor horário para de barbear é após o banho

– Use produto de barbear (espuma, gel ou creme) adequado para o seu tipo de pele, o que facilita o deslizamento da lamina e diminui a irritação. Não utilize sabonete como substituto.

– Evite deslizar a lamina varias vezes no mesmo local e utilize laminas novas

– Deslize a lamina sempre no sentido do crescimento do pelo

– Utilize produtos pós barbar adequado para o seu tipo de pele, para hidratar e acalmar a pele. Evite produtos com álcool

– Para quem tem barba grande: escove-a diariamente. Evite condicionadores se sua pele for oleosa.

– Em relação ao bigode, não deixe os pelos crescerem sobre os lábios, apare-os com tesoura ou máquina.

Hoje o homem pode procurar cuidados especiais como o peeling, preenchimento, toxina botulínica, cirurgia plástica entre outros.

O peeling provoca descamações variadas, renovando a pele e melhorando rugas e manchas.

O preenchimento é interessante para suavizar sulcos e rugas profundas. São utilizados preenchedores registrados e compatíveis com a pele.

A toxina é excelente, para melhorar e prevenir as rugas de expressão. Todos estes recursos combinados melhoram a aparência da pele masculina.

Consulte sempre um medico Dermatologista antes de iniciar o uso de algum produto na sua pele!!!